PALESTRANTES - SBQS 2023
ANITA SARMA
Dra. Anita Sarma é professora e Chefe Associada de Pesquisa na Escola de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Ela recebeu seu doutorado. em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia, Irvine e foi pós-doutorado na Carnegie Mellon University. Sua pesquisa se concentra nos fatores humanos no desenvolvimento de software e em como projetar tecnologia inclusiva para ajudar os desenvolvedores de software. Seu trabalho abrange áreas de SE, IA para SE, HCI, código aberto e CSCW. Ela é coautora de mais de 100 artigos em conferências e periódicos e recebeu vários prêmios. Ela recebeu o prêmio OSU Breaking Barriers Research (2021) por seu trabalho na remoção de preconceitos de gênero em software. Ela é codiretora do projeto GenderMag. Ela recebeu o prêmio NSF CAREER (2013) e o Google Inclusion Research Award (2022).
Designing for inclusive software
Do you value diversity, equity, and inclusion in your institution? If so, are the products that you are creating equitable and inclusive for usage by diverse populations of users? The evidence suggests “no” — and this talk will consider how to address this problem by answering the following questions: How can you assess whether the products you create support diverse users? And if not, how can you fix them? I will then present an evaluation method, InclusiveMag, that you can use to find “inclusivity bugs” in the software, processes, or courseware that you create. In this talk, I’ll also present the experiences of different teams using GenderMag, an evaluation method derived from InclusiveMag.
DANIELA SOARES CRUZES
Daniela S. Cruzes é professora da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e pesquisadora líder de segurança no VISMA. Anteriormente, ela trabalhou como pesquisadora sênior no SINTEF na Noruega. Ela também foi pesquisadora na Universidade de Maryland e no Fraunhofer Center for Experimental Software Engineering-Maryland. Daniela Cruzes recebeu seu doutorado em engenharia de software experimental pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP no Brasil em 2007. Seus interesses de pesquisa são engenharia de software empírica, métodos de pesquisa e desenvolvimento de teoria, síntese de estudos de SE, segurança de software, qualidade de software e ágil e DevOps.
Aspectos emergentes da qualidade de software: temos tempo para tudo?
Na era da Sociedade 5.0, onde a tecnologia se entrelaça com todas as facetas das nossas vidas, compreender os aspectos emergentes da qualidade do software é crucial para aproveitar todo o potencial desta era transformadora. Esta palestra investiga o cenário em evolução dos aspectos emergentes da qualidade de software e apresenta algumas de nossas descobertas sobre o que é necessário para priorizar os aspectos emergentes da qualidade no desenvolvimento de software.
TAYANA CONTE
Tayana Conte é Professora Associada do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tayana foi Visitor Researcher in Informatics, na University of California Irvine, EUA em 2019. A pesquisa de Tayana se concentra em User eXperience (UX), Fatores Humanos em Desenvolvimento de Software, Qualidade de Software e Engenharia de Software Experimental. Ela publicou mais de 250 artigos em conferências e periódicos ao longo dos anos. Foi presidente da Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) de 2020 a 2021, foi membro da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC) de 2019 a 2022, ambas da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É uma das conselheiras eleitas da SBC de 2021 a 2025. É editora associada de periódicos de alta qualidade como Empirical Software Engineering Journal (EMSE), Science of Computer Programming (SCP), Journal of Brazilian Computer Society (JBCS) e Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD). Ela recebeu o IEEE TCSE Distinguished Education Award de 2023.
UX no Novo Paradigma da Integração Humano-Computador e seu Papel na Qualidade de Software
Software está transformando o mundo e temos um cenário de competição desafiador. Atualmente, humanos e tecnologias se integram tanto conceitualmente como fisicamente, tornando-se parceiros codependentes que têm autonomia para cooperar e colaborar entre si a fim de atingir objetivos em comum. Para acompanhar essa evolução, um novo paradigma de interação está surgindo, a Integração Humano-Computador (HInt), que abrange essa nova relação de parceria entre humanos e tecnologias. Nesse contexto, a Experiência do Usuário (UX) é considerada um fator chave na determinação da qualidade de um produto ou serviço. O que podemos fazer como engenheiros de software e em consonância com as novas formas de interação entre humanos e tecnologias para proporcionar uma experiência do usuário positiva? Ou ainda melhor: como podemos projetar software tão valioso e agradável a ponto de se tornar indispensável e insubstituível?
Para estimular e apoiar reflexões visando responder essas questões, esta palestra abordará aspectos relevantes da Integração Humano-Computador (HInt) e apresentará um cenário de pesquisa e prática na interseção entre engenharia de software e interação humano-computador para solucionar desafios de qualidade de produto de software relacionados à UX. A palestra também abordará resultados de projetos de pesquisa conduzidos pelo grupo de pesquisa USES.