CHAMADA DE TRABALHOS – TRILHA DE EDUCAÇÃO EM QUALIDADE DE SOFTWARE
SBQS 2025: XXIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software
4 a 7 de novembro de 2025, São José dos Campos, SP, Brasil
SBQS
O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado à Qualidade de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual em software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade como um diferencial para prover valor às organizações e seus negócios.
Desde sua criação, o SBQS tem se destacado na troca de experiências entre academia e indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software se encontram para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software.
Propósito e Escopo
A Trilha de Educação em Qualidade de Software do SBQS tem interesse em contribuições que abordam desafios, inovações e melhores práticas no ensino de Qualidade de Software. Seu principal propósito é discutir como promover a aprendizagem significativa sobre Qualidade de Software aos futuros profissionais e pesquisadores da área.
Tópicos de Interesse
Submissões sobre todos os tópicos relacionados ao ensino e aprendizagem em Qualidade de Software são bem-vindas. Há interesse particular em artigos abordando desenvolvimento de currículos, estudos experimentais, melhores práticas, experiências pessoais ou institucionais, e trabalhos conceituais e teóricos. Há abertura para uma diversidade de tópicos, incluindo (mas não se limitando a):
- Novas e inovadoras melhores práticas para o ensino de Qualidade de Software
- Aspectos metodológicos do ensino em Qualidade de Software
- Currículos ou formatos de cursos inovadores
- Ensino de Qualidade de Software em cursos de Engenharia de Software, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia de Informação e outros
- Ensino de processos, métodos, técnicas e ferramentas para qualidade de software
- Uso de metodologias de aprendizagem ativa na educação em Qualidade de Software
- Uso de Inteligência Artificial na educação em Qualidade de Software
- Ensino de Qualidade de Software baseado em problemas
- Ferramentas e métodos para avaliação de aprendizado em Qualidade de Software
- Uso de ferramentas, simuladores e jogos no ensino e aprendizado de Qualidade de Software
- Uso de jogos e competições (“gamificação”) no ensino e aprendizado de Qualidade de Software
- Integração de experiências práticas no ensino de Qualidade de Software
- Sinergia entre pesquisa e prática para ensino e aprendizado de Qualidade de Software
- Interdisciplinaridade no ensino de Qualidade de Software (com outras disciplinas e cursos)
- Métodos inovadores para manter professores atualizados para o ensino de Qualidade de Software
- Métodos para e-teaching/e-learning em Qualidade de Software
- Ensino em Qualidade de Software que estimula Empreendedorismo
Cooperação entre a Indústria e Academia para Educação em Qualidade de Software
Critérios de Avaliação
Artigos desta trilha serão avaliados considerando sua originalidade, relevância, solidez técnica e clareza da apresentação.
- Originalidade: novidade ou inovação do artigo em relação ao estado da arte, incluindo abordagens, métodos, ferramentas de ensino e aprendizado de Qualidade de Software, entre outros.
- Relevância: importância das contribuições para aprimorar o corpo de conhecimento sobre desafios, boas práticas, experiências e inovações no ensino e aprendizado de Qualidade de Software;
- Solidez: aplicação de métodos de pesquisa apropriados, que apoiem as contribuições, e discussão adequada das limitações do trabalho e ameaças à validade dos resultados;
- Apresentação: qualidade da escrita do artigo, incluindo clareza do texto, uso adequado dos idiomas inglês e português, legibilidade de figuras e tabelas em conformidade com as instruções de formatação.
Datas importantes
- Registro do artigo (submissão do resumo): 23 de junho de 2025 23 de julho de 2025
- Prazo final para submissão do artigo: 30 de junho de 2025 30 de julho de 2025
- Primeira notificação: 04 de setembro de 2025
- Período de rebuttal: 04 a 10 de setembro de 2025
- Segunda notificação: 19 de setembro de 2025
- Prazo para envio da versão final: 13 de outubro de 2025
Preparação e Submissão dos Artigos
Ler as Instruções para Preparação de Artigos.
Pontos importantes para a Trilha de Educação:
- Os artigos não devem exceder 10 páginas, mais 2 páginas para referências. As submissões devem ser feitas eletronicamente através do sistema JEMS.
- Os artigos submetidos à Trilha de Educação devem estar em conformidade total com as instruções de formato, devem se adequar ao escopo da trilha e não devem ter sido submetidos simultaneamente a outro fórum (evento científico ou periódico), nem terem sido publicados anteriormente.
- Para a trilha de Educação do SBQS 2025, as pessoas autoras têm a opção de se identificar no artigo submetido. Se as pessoas autoras escolherem o processo de anonimização Simples (“single-anonymous review process”), eles devem apresentar seus nomes e filiações no arquivo PDF submetido e não há necessidade de anonimizar materiais complementares que sejam disponibilizados a partir do artigo (por exemplo, pacotes de estudos). Se as pessoas autoras escolherem o processo de anonimização Dupla (“double-anonymous review process”), o artigo submetido (bem como materiais complementares que sejam disponibilizados) deve ocultar a identidade das pessoas autoras. Tanto os nomes de pessoas autoras quanto as filiações devem ser omitidos. Para anonimização, as pessoas autoras devem ver tópico Anonimização nas Instruções para Preparação de Artigos.
Para exercer um julgamento imparcial, os coordenadores de trilha não podem submeter trabalhos para as mesmas trilhas que organizam. No entanto, os membros do comitê de programa têm permissão para submeter.
A aceitação do artigo implica que pelo menos uma das pessoas autoras deve se registrar no SBQS, além de pagar pela taxa de publicação correspondente, e apresentar o artigo presencialmente. As pessoas autoras também devem fornecer quaisquer arquivos extras requeridos pelo comitê de organização. Além disso, para acelerar o processo, pessoas autoras de artigos aceitos devem preencher alguns formulários solicitados pelo proceedings chair em datas específicas.
Link para submissão no JEMS3: https://jems3.sbc.org.br/events/372
Para auxiliar na formatação, disponibilizamos os seguintes materiais:
PREMIAÇÃO
O SBQS premia os melhores artigos de cada trilha todos os anos. Os Coordenadores da Trilha de Educação e o Comitê Diretivo do SBQS escolherão os artigos vencedores a partir das revisões do Comitê de Programa. Os artigos premiados serão anunciados no evento.
As pessoas autoras dos melhores artigos serão convidados a enviar versões estendidas para publicação no Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).
Coordenadores do Comitê de Programa
Monalessa Barcellos (UFES)
Sávio Freire (IFCE)
Comitê Diretivo do SBQS
Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR)
Davi Viana (UFMA)
Edna Dias Canedo (UnB)
Gleison Santos (UNIRIO)
Ismayle de Sousa Santos (UECE)
Ivan Machado (UFBA)
José Carlos Maldonado (ICMC-USP)
Monalessa Perini Barcellos (UFES)
Rodrigo Santos (UNIRIO)
Sheila Reinehr (PUCPR)
Tayana Conte (UFAM)
Comitê de Programa
Adolfo Gustavo Serra Seca Neto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Aline Brito (Universidade Federal de Ouro Preto)
Allysson Allex Araújo (Universidade Federal do Cariri)
Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará)
Auri Marcelo Rizzo Vincenzi (Universidade Federal de São Carlos)
Awdren de Lima Fontão (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Carla Alessandra Lima Reis (Universidade Federal do Pará)
César França (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Crescencio Lima (Instituto Federal da Bahia)
Danilo Monteiro Ribeiro (Cesar School)
Edson OliveiraJr (Universidade Estadual de Maringá)
Eduardo Figueiredo (Universidade Federal de Minas Gerais)
Eliezer Dutra (Cefet/RJ e Unirio)
Emanuel Coutinho (Universidade Federal do Ceará)
Enyo Gonçalves (Universidade Federal do Ceará)
Fabiane Barreto Vavassori Benitti (Universidade Federal de Santa Catarina)
Fernando Kenji Kamei (Instituto Federal de Alagoas)
Giani Petri (Universidade Federal de Santa Maria)
Heitor Augustus Xavier Costa (Universidade Federal de Lavras)
Hudson Silva Borges (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)
Ismayle Santos (Universidade Estatudal do Ceará)
Jean Carlo Rossa Hauck (Universidade Federal de Santa Catarina)
Jéssyka Vilela (Universidade Federal de Pernambuco)
Lilian Passos Scatalon (Universidade Estadual de Maringá)
Luis Rivero (Universidade Federal do Maranhão)
Márcia S. Lima (Universidade do Estado do Amazonas)
Matheus Paixão (Universidade Estadual do Ceará)
Paulo Maia (Universidade Estadual do Ceará)
Paulo Sérgio M. Santos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Rafael Parizi (Instituto Federal Farropilha)
Regina Albuquerque (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará)
Silvana Morita Melo (Universidade Federal da Grande Dourados)
Simone do Rocio Senger Souza (Universidade de São Paulo)
Sofia Costa Paiva (Universidade Federal de Goiás)
Tayana Conte (Universidade Federal do Amazonas)
Thatiane de Oliveira Rosa (Instituto Federal do Tocantins)
Uirá Kulesza (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Valéria Lelli (Universidade Federal do Ceará)








