Parque Tanguá
Jardim Botânico
Parque Barigui
Ópera de Arame
Paço da Liberdade
Fim de tarde em Curitiba-PR
previous arrow
next arrow
Slider

CHAMADA CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM QUALIDADE DE SOFTWARE (CTDQS 2018)

SBQS 2018: XVII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software  

17 – 19 de Outubro de 2018, Curitiba, Paraná, Brasil

 

O SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado à Qualidade de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual em software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a academia e a indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software encontram- se para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente na indústria de software. O SBQS 2018 contará com 3 trilhas: Trilha de Trabalhos Técnicos, Trilha de Relatos de Experiência e Trilha de Educação em Qualidade de Software.

Objetivo:

O Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2018) visa divulgar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Qualidade de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil, no ano de 2017. Serão premiadas as teses e dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica de Qualidade de Software.

Premiação:

Serão premiados até seis trabalhos correspondentes às três melhores teses de doutorado e às três melhores dissertações de mestrado. Esses trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados pelo aluno ou seu orientador no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2018). É importante destacar que, desde 2008, a melhor dissertação de mestrado recebe o prêmio denominado “Prof. Arnaldo Dias Belchior“, em homenagem ao referido pesquisador falecido prematuramente.

Público alvo:

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres na área de Qualidade de Software que defenderam suas teses ou dissertações, no Brasil, no ano de 2017, ou seja, no período de 1o de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017.

Publicação:

Será publicado um resumo de até 20 linhas dos trabalhos selecionados. Os candidatos que desejarem ter um artigo publicado nos anais do SBQS 2018, devem submeter o artigo para a Trilha de Trabalhos Técnicos, obedecendo os prazos e as normas estabelecidas para trabalhos técnicos do SBQS 2018. A publicação ou não do artigo independe do resultado do Concurso de Teses e Dissertações.

Submissão dos trabalhos:

Os candidatos deverão submeter os trabalhos eletronicamente, pelo sistema JEMS, no seguinte endereço: https://submissoes.sbc.org.br/sbqs2018, item SBQS 2018 - CTDQS 2018 e, em seguida, escolher a trilha que for correspondente ao trabalho (CTDQS 2018 – Dissertações ou CTDQS 2018 – Teses).

Os seguintes documentos deverão ser submetidos, em conjunto:

  • Um arquivo com o texto integral da tese ou dissertação, em pdf;
  • Um resumo estendido da tese ou dissertação em português ou inglês. O resumo estendido deve descrever claramente os objetivos da pesquisa, seu desenvolvimento, método de pesquisa e os resultados e contribuições do trabalho. Este resumo não será publicado. O resumo poderá ser feito no formato da SBC, disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos- de-livros, ou no formato em duas colunas da ACM para conferências (ACM_SigConf), disponível em http://www.acm.org/publications/proceedings-template. No caso do formato da SBC, o resumo estendido não deve exceder 15 páginas, incluindo figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos. No caso do formato da ACM, o resumo estendido não deve exceder 10 páginas.
  • Um resumo de 1 página no formato em duas colunas da ACM para conferências( ACM_SigConf), disponível em http://www.acm.org/publications/proceedings-template, para publicação nos Anais do SBQS 2018.
  • Um atestado de conclusão e aprovação da defesa da tese/dissertação, emitida pela Coordenação do Curso, onde conste o nome do programa de pós-graduação, o telefone do coordenador do programa, a data da defesa, os nomes do(s) orientador(es) e dos membros da banca, com e-mail, o nome do candidato e o título da tese/dissertação.

Importante: O candidato deve, também, solicitar ao seu orientador que envie, via mensagem eletrônica (com o título [CTDQS2018] ... ), uma carta onde destaque os aspectos pelos quais acredita que o candidato merece o prêmio. Tal carta deverá ser enviada para os coordenadores do CTDQS 2018: Doutorado para o prof. Guilherme Horta Travassos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Mestrado para a profa. Ana Regina Rocha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Seleção:

Somente serão aceitos trabalhos sobre o tema Qualidade de Software, em português ou em inglês, que expandam ou aprofundem o conhecimento nesta área. Não serão aceitos trabalhos que apenas utilizem ou façam menção à Qualidade.

A seleção será baseada na avaliação da tese/dissertação completa, além do artigo enviado. As teses e dissertações submetidas ao CTDQS 2018 passarão por um processo de avaliação por um comitê composto por profissionais de Instituições de Ensino e Pesquisa com reconhecida atuação na área de Qualidade de Software e experiência em orientação de teses e dissertações.

O Comitê de Revisores será escolhido após finalizada a data de envio dos trabalhos, de modo a não haver no Comitê professores com alunos candidatos ao prêmio.

Datas importantes:

  • Envio da tese ou dissertação, do resumo estendido, do resumo para publicação e do certificado de conclusão: 29 de Junho de 2018  09 de Julho de 2018 (23:55 horário de Brasília)
  • Envio da carta pelo orientador por e-mail ao Coordenador do Concurso de Teses ou ao Coordenador do Concurso de Dissertações, conforme pertinente: 29 de Junho de 2018  09 de Julho de 2018 (23:55 horário de Brasília)
  • Divulgação dos finalistas: 28 de setembro de 2018
  • Realização do SBQS 2018 em Curitiba e premiação do Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software 2018: 17 a 19 de outubro de 2018

Coordenação do Concurso de Teses

Prof.  Guilherme Horta Travassos (COPPE/UFRJ) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenação do Concurso de Dissertações

Profa. Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Comitê de Programa do CTDQS - TESES DE DOUTORADO

Alessandro Garcia (PUC-Rio)

Alfredo Goldman (IME - USP)

Eduardo Almeida (UFBA)

Gleison Santos (UNIRIO)

Kathia Marçal de Oliveira (Université Polytechnique Hauts-de-France)

Marco Tulio Valente (UFMG)

Márcio Barros (UNIRIO)

Rafael Prikladnicki (PUCRS)

Renata Guizzardi (UFES)

Sergio Soares (UFPE)

Simone Barbosa (PUC-Rio)

Uirá Kulesza (UFRN)

Comitê de Programa do CTDQS - DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

Andreia Malucelli (PUCPR)

Marcello Thiry (UNIVALI)

Sheila Reinehr (PUCPR)

 

 

Patrocínio

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados ao XVII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

Desenvolvido por Luan Melo e Cristiane Fabrício.