Apoiadores

 
SBQS22bannermaiorpt.png
Promoção
Apoio
Parque_Tangu_02.jpg
SBQS22bannermaiorpt.png
MemorialdaUcrnia01.jpeg
SBQS22bannermaiorpt.png
botanico.png
previous arrow
next arrow

CHAMADA DE TRABALHOS

TRILHA DE TRABALHOS TÉCNICOS EM QUALIDADE DE SOFTWARE

SBQS 2022: XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software  

07 a 10 de novembro de 2022, Curitiba, Paraná, Brasil

 

SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado à Qualidade de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência atual em software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação é tanto uma necessidade como um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a academia e a indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software se encontram para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software.

Propósito e Escopo

O foco da Trilha de Trabalhos Técnicos é em trabalhos de alta qualidade técnica descrevendo resultados originais e ainda não publicados relacionados à Qualidade de Software. Esperam-se artigos descrevendo resultados pioneiros de pesquisa na área de qualidade de software com contribuição acadêmica. Os artigos podem apresentar trabalhos conceituais, empíricos, experimentais ou teóricos. O SBQS encoraja a publicação da avaliação e análise dos resultados apresentados nos artigos. Resultados obtidos por meio de técnicas experimentais, sejam estudos primários ou secundários, e análises qualitativas ou quantitativas são bem-vindos.

Tópicos de Interesse

Submissões sobre todos os tópicos relacionados à Qualidade de Software são bem-vindas. Os tópicos de interesse da trilha incluem (mas sem, no entanto, se limitar a eles):

  • Alta Maturidade e Controle Estatístico de Processo
  • Aquisição de Produtos de Software
  • Aquisição de Serviços de TI
  • Avaliação de Processo
  • Avaliação de Produto
  • Engenharia de Requisitos
  • Fatores Humanos e Aspectos Sociais em Qualidade de Software
  • Garantia da Qualidade de Serviços de TI
  • Garantia da Qualidade de Software
  • Gerência de Configuração
  • Gerência de Conhecimento e Aprendizado Organizacional
  • Gerência de Portfólio e de Projetos
  • Gestão de Pessoas
  • Linhas de Processo de Software
  • Linhas de Produto de Software
  • Manutenção e Evolução de Software
  • Medição e Análise
  • Melhoria de Processos de Serviços de TI
  • Melhoria de Processos de Software
  • Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software
  • Modelagem de Processos
  • Modelos e Normas de Capacidade e Maturidade
  • Processos de Software, Métodos e Ferramentas
  • Projeto (Design) e Integração de Software e Serviços de TI
  • Qualidade de Software Aplicada a Serviços de TI
  • Reutilização de Software e Serviços
  • Usabilidade e Experiência de Usuário
  • Valor em Qualidade de Software
  • Verificação, Validação e Testes

Critérios de Avaliação

Artigos desta trilha serão avaliados considerando a sua originalidade, relevância, solidez técnica e clareza da apresentação.

Datas importantes

  • Registro do artigo (submissão do resumo): 18 de julho de 2022 25 de julho de 2022 01 de agosto de 2022 (hard deadline)
  • Prazo final para submissão do artigo: 25 de julho de 2022 01 de agosto de 2022 (hard deadline)
  • Período de Rebuttal: 29 de agosto a 04 de setembro de 2022 06 de setembro a 12 de setembro de 2022
  • Notificação de aceitação: 17 de setembro de 2022 25 de setembro de 2022
  • Prazo para envio da versão final: 24 de setembro de 2022 02 de outubro de 2022

Preparação e Submissão dos Artigos

Todos os artigos submetidos devem estar no formato PDF e devem seguir o formato em duas colunas da ACM para conferências (Interim Template), disponível em ACM SIG Proceedings Templates. Recomenda-se fortemente o uso de LaTex (sigconf). Neste caso, os autores devem usar a classe acmart.cls fornecida no modelo com o formato da conferência habilitado no preâmbulo do documento: \documentclass[sigconf]{acmart}, além de também aplicar o estilo de bibliografias ACM-Reference-Format.bst fornecido no modelo: \bibliographystyle{ACM-Reference-Format}.

Caso os autores optem por utilizar o formato Word, devem estar atentos ao fato de que a versão de duas colunas (Interim Template) deve ser utilizada para a submissão. Entretanto, trata-se de uma versão desatualizada da ACM e, caso o artigo seja aceito, os autores terão que passar para o novo modelo de coluna simples (ACM Primary Article Template - Microsoft Word: Mac 2011, Mac 2016 e Windows) e tratar os erros de macros na importação no sistema da ACM até que a versão do artigo esteja correta e validada.

Os artigos não devem ultrapassar 10 páginas, incluindo todas as figuras, tabelas, apêndices, referências e agradecimentos. As submissões devem ser feitas eletronicamente através do sistema JEMS.

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês. Submissões em inglês são fortemente encorajadas. Como na edição passada, os anais do evento serão indexados on-line.

Submissões que não atendam ao formato requerido ou que estejam fora do escopo da Trilha de Trabalhos Técnicos serão rejeitadas sem revisão.

O processo de revisão dos artigos inclui um período para rebuttal, no qual os autores terão acesso aos comentários dos revisores e poderão apresentar argumentos e respostas aos comentários e questionamentos apresentados pelos revisores antes da decisão final pela aceitação ou rejeição do artigo.

A aceitação de um artigo implica que pelo menos um dos autores se inscreva no SBQS, incluindo a(s) respectiva(s) taxa(s) de publicação, para apresentar o artigo durante o evento e que disponibilize o material solicitado pela organização geral (por exemplo, o vídeo prévio de apresentação no formato solicitado pelo SBQS). Adicionalmente, para fins de agilidade no processo de publicação, os autores dos artigos aceitos deverão preencher formulários enviados pelo coordenador de publicações do SBQS nas datas estipuladas.

Artigos submetidos à Trilha de Trabalhos Técnicos não devem ter sido simultaneamente submetidos a outro fórum (evento científico ou periódico), nem já terem sido publicados anteriormente.

Para detalhes de submissão das demais trilhas, consultar as chamadas de trabalho correspondentes.

Premiação

O SBQS premia o melhor artigo de cada trilha todos os anos. Os Coordenadores da Trilha, em conjunto com o Comitê Diretivo do SBQS, escolherão os artigos vencedores a partir das revisões do Comitê de Programa. Os artigos premiados são anunciados no evento.

Os autores dos melhores trabalhos são convidados para enviar versões estendidas para publicação em uma edição especial do Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD).

JOURNAL FIRST - SBQS 2021

O SBQS está em parceria com o periódico internacional "Journal of Software Engineering Research and Development" (JSERD) para incorporar os artigos deste periódico como Journal First na Trilha de Trabalhos Técnicos do SBQS 2022.

Autores dos artigos publicados recentemente neste periódico e que atendam aos critérios de avaliação estão sendo convidados a apresentar seus trabalhos de pesquisa no SBQS. Isso oferece uma oportunidade para os autores discutirem seus trabalhos com a comunidade de Qualidade de Software, bem como enriquecer o programa técnico do SBQS.

Os seguintes critérios de avaliação serão utilizados para selecionar artigos como Journal First no SBQS 2022:

  • O artigo deve ter sido publicado no JSERD como: Artigo de Pesquisa, Estudo de Caso ou Revisão Sistemática;
  • O artigo descreve resultados originais que não são extensões de artigos de conferências prévias;
  • O artigo foi aceito para publicação no periódico até 1º de Janeiro de 2022;
  • O artigo não foi apresentado em nenhuma outra conferência como Journal First;
  • Ao menos um dos autores do artigo selecionado como Journal First deve se registrar e comparecer ao SBQS 2022 para apresentá-lo.

Autores interessados em apresentar um artigo como Journal First no SBQS 2022 precisam enviar um e-mail para os Coordenadores de Programa - Edna Dias Canedo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Davi Viana (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) - com o assunto "Journal First - SBQS 2022" até 30 de junho de 2022. A seguinte informação deve ser fornecida: (i) título do artigo, (ii) lista de autores, (iii) o link da página web para acessar o artigo; e (iv) uma breve declaração sobre como o trabalho satisfaz os critérios acima.

Coordenadores do Comitê de Programa

Edna Dias Canedo (UnB)

Davi Viana (UFMA)

Comite Diretivo do SBQS

Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR)

Gleison Santos (UNIRIO)

Ivan Machado (UFBA)

Monalessa Perini Barcellos (UFES)

Rodrigo Santos (UNIRIO)

Sheila Reinehr (PUCPR)

Tayana Conte (UFAM)

Proceedings Chair

Crescêncio Lima (IFBA)

Comitê de Programa 

Adenilso Simao (ICMC-USP)

Adriana Lopes (UFAM)

Alcemir Santos (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)

Alexandre Vasconcelos (Universidade Federal de Pernambuco)

Alfredo Goldman (IME - USP)

Ana Oran (Universidade Federal do Amazonas)

Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ)

Anderson Belgamo (Instituto Federal de São Paulo - Campus Piracicaba)

André Luís Menolli (Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP)

Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará)

Awdren Fontão (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)

Breno de França (UNICAMP)

Bruno Cafeo (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Bruno Gadelha (Universidade Federal do Amazonas)

Carla Bezerra (Universidade Federal do Ceará - UFC)

Crescencio Lima (Instituto Federal da Bahia)

Daniel Lucrédio (UFSCar - Universidade Federal de São Carlos)

Danilo Ribeiro (Zup Innovation)

Debora Paiva (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Edson Oliveira Jr (Universidade Estadual de Maringá(

Eliezer Dutra (CEFET/RJ)

Everton Alves (Universidade Federal de Campina Grande)

Fabiana Freitas Mendes (Universidade de Brasília)

Fernanda Madeiral KTH (Instituto Royal de Tecnologia)

Fernando Kamei (IFAL)

Giani Petri (Universidade Federal de Santa Maria 0UFSM)

Glauco Carneiro (Universidade Federal de Sergipe - UFS)

Gleison Santos (Unirio)

Heitor Costa (Universidade Federal de Lavras)

Henrique Sousa (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Hudson Borges (UFMS)

Ismayle Sousa Santos (Universidade Federal do Ceará)

Ivaldir Junior (Universidade de Pernambuco - UPE)

Ivan Machado (Universidade Federal da Bahia)

Johnny Marques (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)

José Maldonado (SSC/ICMC-USP/ São Carlos)

Larissa Rocha Soares (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Leonardo Medeiros (Instituto Federal de Alagoas)

Marcelo Yamaguti (PUCRS)

Marco Paludo (PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Marcos Kalinowski (PUC-Rio)

Monalessa Perini Barcellos (Universidade Federal do Espírito Santo)

Monica Anastassiu (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Natasha Valentim (Universidade Federal do Paraná)

Natália Chaves Lessa Schots (IM/UFRRJ)

Paulo Parreira Júnior (Universidade Federal de Lavras)

Paulo Sérgio Santos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Rafael de Mello (UFRJ)

Rafael de Sousa Junior (Universidade de Brasilia)

Rafael Prikladnicki (PUCRS)

Raul Wazlawick (UFSC)

Regina Braga (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Reginaldo Ré (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Renato Novais (IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia)

Rita Suzana Pitangueira Maciel (Universidade Federal da Bahia)

Rodrigo Reis (UFPA)

Rodrigo Santos (UNIRIO)

Rossana Andrade (Universidade Federal do Ceará - UFC)

Sabrina Marczak (PUCRS)

Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira (Universidade Federal do Pará)

Sergio Carvalho (Universidade Federal de Goiás - UFG)

Sheila Reinehr (Pontificia Universidade Católica do Paraná)

Suzana Sampaio (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Tadeu Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Tayana Conte (UFAM)

Thelma Colanzi (Universidade Estadual de Maringá)

Uirá Kulesza UFRN - (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Valéria Lelli (Universidade Federal do Ceará)

Valdemar Vicente Graciano Neto (Universidade Federal de Goiás)

Vânia Neves (Universidade Federal Fluminense)

Vinicius Durelli (Universidade Federal de São João del Rei)

Vinicius Garcia (Universidade Federal de Pernambuco)

Wesley Assunção (PUC-Rio)