Apoiadores

 
SBQS22bannermaiorpt.png
Promoção
Apoio
Parque_Tangu_02.jpg
SBQS22bannermaiorpt.png
MemorialdaUcrnia01.jpeg
SBQS22bannermaiorpt.png
botanico.png
previous arrow
next arrow

CHAMADA DE TRABALHOS – CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM QUALIDADE DE SOFTWARE

SBQS 2022: The 21st Brazilian Symposium on Software Quality

November 7th to 10th, 2022, Curitiba, Paraná, Brazil

 

SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado à Qualidade de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência da sociedade atual de software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a academia e a indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software se encontram para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software.

Objetivo

O Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2022) visa a divulgar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Qualidade de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil, no ano de 2021. Serão premiadas as teses e dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a temática Qualidade de Software.

Premiação

Serão premiados até seis trabalhos correspondentes às três melhores teses de doutorado e às três melhores dissertações de mestrado. Esses trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados pelo aluno ou seu orientador no XXI Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2022), em uma sessão que será online. Cabe destacar que, desde 2008, a melhor dissertação de mestrado recebe o prêmio denominado “Prof. Arnaldo Dias Belchior” em homenagem ao referido pesquisador (in memoriam). Também desde 2020, a melhor tese de doutorado recebe o prêmio denominado “Prof. Ricardo de Almeida Falbo”, uma homenagem especial do SBQS ao ilustre pesquisador e grande contribuidor da comunidade brasileira de Qualidade de Software, in memoriam.

Público Alvo

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres na área de Qualidade de Software que defenderam suas teses ou dissertações no Brasil no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021. 

Publicação

Todos os artigos submetidos devem estar no formato PDF e devem seguir o formato em duas colunas da ACM para conferências (Interim Template), disponível em ACM SIG Proceedings Templates. Recomenda-se fortemente o uso de LaTex (sigconf). Neste caso, os autores devem usar a classe acmart.cls fornecida no modelo com o formato da conferência habilitado no preâmbulo do documento: \documentclass[sigconf]{acmart}, além de também aplicar o estilo de bibliografias ACM-Reference-Format.bst fornecido no modelo: \bibliographystyle{ACM-Reference-Format}.

Caso os autores optem por utilizar o formato Word, devem estar atentos ao fato de que a versão de duas colunas (Interim Template) deve ser utilizada para a submissão. Entretanto, trata-se de uma versão desatualizada da ACM e, caso o artigo seja aceito, os autores terão que passar para o novo modelo de coluna simples (ACM Primary Article Template - Microsoft Word: Mac 2011, Mac 2016 e Windows) e tratar os erros de macros na importação no sistema da ACM até que a versão do artigo esteja correta e validada.

Os artigos não devem ultrapassar 10 páginas, incluindo todas as figuras, tabelas, apêndices, referências e agradecimentos. As submissões devem ser feitas eletronicamente através do sistema JEMS.

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês. Como na edição passada, os anais do evento serão indexados online. A coordenação do evento está em processo de negociação para publicar os artigos do SBQS na ACM DL.

A publicação nos proceedings do SBQS 2022 exige que o conteúdo do artigo seja original. Se o trabalho já tiver sido publicado em outro veículo (revista ou conferência, incluindo o próprio SBQS), um texto de 1 página, contendo o resumo e o abstract do artigo, será publicado. O resumo deverá ser preparado pelos autores e deverá conter uma referência para a versão completa do artigo no veículo em que foi previamente publicado.

Preparação e Submissão de Artigos:

Os candidatos deverão submeter os trabalhos eletronicamente, pelo sistema JEMS, em endereço a definir (SBQS 2022 - CTDQS) e, em seguida, escolher a trilha que for correspondente ao trabalho (Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado). Os seguintes documentos deverão ser submetidos, em conjunto:

  • Um arquivo com o texto integral da Tese ou Dissertação, em pdf;
  • Um artigo apresentando a Tese ou Dissertação com no máximo 10 páginas (conforme instruções acima);
  • Um atestado de conclusão e aprovação da defesa da Tese ou Dissertação, emitida pela Coordenação do Curso, onde conste o nome do programa de pós-graduação, o telefone do coordenador do programa, a data da defesa, os nomes do(s) orientador(es) e dos membros da banca, com e-mail, o nome do candidato e o título da Tese/Dissertação;
  • Uma carta do orientador que destaque os aspectos pelos quais acredita que o candidato merece o prêmio.

Atenção, serão aceitos apenas UM TRABALHO submetido por orientador por trilha (Mestrado e Doutorado).

A aceitação de um artigo implica que pelo menos um dos autores se inscreva no SBQS para apresentar o artigo durante o evento e que disponibilize o material solicitado pela organização geral (por exemplo, o vídeo prévio de apresentação no formato solicitado pelo SBQS). Adicionalmente, para fins de agilidade no processo de publicação, os autores dos artigos aceitos deverão preencher formulários enviados pelo coordenador de publicações do SBQS nas datas estipuladas.

Seleção

Somente serão aceitos trabalhos sobre o tema Qualidade de Software que ampliem e/ou aprofundem o conhecimento nesta área. Não serão aceitos trabalhos que apenas utilizem ou façam menção à Qualidade. A seleção será baseada na avaliação da Tese ou Dissertação completa. 

As Teses e Dissertações submetidas ao CTDQS 2022 passarão por um processo de avaliação por um comitê composto por profissionais de instituições de Ensino e Pesquisa com reconhecida atuação na área de Qualidade de Software. Membros do Comitê de Avaliação que orientaram candidatos concorrendo em uma categoria (Mestrado ou Doutorado) avaliarão apenas trabalhos da outra categoria. 

Autores de trabalho poderão ser selecionados para ter seus trabalhos apresentados e para concorrer a premiação em apenas um dos Concursos de Teses e Dissertações promovidos anualmente pela Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES). A submissão a um ou mais desses Concursos de Teses e Dissertação, em princípio, está ok se estiver dentro do escopo de ambos os concursos. No entanto, se um trabalho for premiado em um Concurso de Teses e Dissertação promovido pela CEES, não será classificado para premiação em outro CTD.

Serão convidados até três trabalhos por categoria (Mestrado e Doutorado) para apresentação durante o SBQS 2022. O(a) autor(a) que defendeu o trabalho de Mestrado ou Doutorado, e somente ele(a), deverá fazer a apresentação oral do trabalho para uma banca, que avaliará a qualidade da apresentação e do trabalho, fazendo os devidos questionamentos. A classificação final do CTDQS 2022 levará em consideração a avaliação do texto completo do trabalho e da apresentação realizada durante o evento.

Datas importantes 

  • Submissão do trabalho via JEMS, incluindo todos os documentos mencionados acima: 01/08/2022 07/08/2022 (23:55h horário de Brasília)
  • Divulgação dos finalistas: 12/09/2022 
  • Versão final do artigo: 03/10/2022
  • Realização em formato online do SBQS 2022 a partir de Curitiba, Paraná, e premiação do Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software 2022: 07 a 10/11/2022

Coordenação do CTDQS

José Carlos Maldonado (ICMC-USP) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tayana Conte (UFAM) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Comitê Diretivo do SBQS

Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR)

Gleison Santos (UNIRIO)

Ivan Machado (UFBA)

Monalessa Perini Barcellos (UFES)

Rodrigo Santos (UNIRIO)

Sheila Reinehr (PUCPR)

Tayana Conte (UFAM)

Proceedings Chair

Crescência Lima (IFBA)

Comitê de Programa

(em definição)