previous arrow
next arrow
Slider

CHAMADA DE TRABALHOS – TRILHA INDUSTRY TALKS

SBQS 2020: XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software   

01 a 04 de dezembro de 2020, Online

http://www.sbc.org.br/sbqs

 

SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado à Qualidade de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência da sociedade atual de software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a academia e a indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software se encontram para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software.

Propósito e Escopo

A trilha Industry Talks proporciona um espaço para que a indústria e profissionais envolvidos com o desenvolvimento de software possam apresentar e discutir cenários do mundo real, dificuldades e soluções que estimulem o uso de práticas relacionadas à Engenharia e Qualidade de Software em seus problemas cotidianos. Propostas de apresentações explorando problemas, soluções, melhores práticas e desafios emergentes no desenvolvimento de software, assim como outros assuntos relacionados a Engenharia e Qualidade de Software na indústria em geral, são bem-vindas.

Tópicos de Interesse

Profissionais da indústria, do governo e da academia estão convidados a participar em conjunto, explorando como processos, métodos, técnicas e ferramentas de Engenharia e Qualidade de Software podem ajudar na obtenção de melhores soluções para a indústria em geral, e mais particularmente para a indústria de software em particular.

Os tópicos de interesse em Engenharia e Qualidade de Software incluem (não é preciso se limitar a eles):

  • Planejamento e gestão de projetos
  • Gestão de produtos
  • Processos de qualidade
  • Processos de desenvolvimento e manutenção 
  • Liderança e gestão de pessoas
  • Métricas e indicadores
  • Experiência do usuário (UX)
  • Design thinking e inovação
  • Desenvolvimento com equipes distribuídas
  • DevOps
  • Transformação para agilidade
  • Mudança de cultura e transformação organizacional
  • Ferramentas e estratégias de apoio ao desenvolvimento

Preparação e Submissão do Vídeo ou Resumo

Os interessados podem enviar propostas no formato de um vídeo (3 a 5 minutos) ou um resumo de 1 a 2 páginas (em formato livre). Vídeos devem ser gravados na posição paisagem. O material pode ser produzido em português, inglês ou espanhol e deve ressaltar os principais pontos de sua apresentação: contextualização, experiência do apresentador, público-alvo, relevância para a trilha, principais tópicos abordados e possíveis aplicações ou lições aprendidas. Destaca-se que as apresentações não devem ser orientadas à divulgação de produtos ou da organização, mas focadas em questões técnicas ligadas aos tópicos da trilha. Embora as propostas devam ser autocontidas, é fortemente recomendado que elas indiquem links para outros materiais complementares. 

Os materiais produzidos devem ser encaminhados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. nas datas limites definidas. Caso o tamanho do vídeo seja superior a 10 Mb, o corpo do e-mail deverá conter o link do arquivo a ser baixado.

Critérios de Avaliação

Submissões desta trilha serão avaliadas considerando sua originalidade, relevância, solidez técnica e clareza da apresentação. 

Aceitação e Apresentação das Propostas 

As propostas selecionadas serão apresentadas em uma das sessões do SBQS, com duração típica de 15 minutos, a qual será moderada pelos coordenadores da trilha e aberta para a discussão com o público inscrito no evento. Pelo menos um dos autores deve se registrar no evento até a data de submissão da versão final, ocasião em que deverá ser encaminhado um resumo com 5 a 6 linhas para divulgação na página do evento e slides ou material a ser apresentado.

A aceitação da proposta implica que pelo menos um dos autores se inscreva no SBQS para apresentar o artigo durante o evento.

Datas importantes

  • Submissão do vídeo ou resumo: 17 de agosto de 2020  31 de agosto de 2020   14 de setembro de 2020 (hard deadline)
  • Notificação de aceitação: 27 de outubro de 2020
  • Prazo para envio da versão final: 3 de novembro de 2020

Coordenadores do Comitê de Programa

Ana Liddy Magalhães (UFMG)

Marcello Thiry (UNIVALI)

Comitê Diretivo do SBQS

Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR)

Ana Regina Cavalcanti da Rocha (COPPE/UFRJ)

Gleison Santos (UNIRIO)

Ivan Machado (UFBA)

Marcello Thiry (UNIVALI)

Monalessa Perini Barcellos (UFES)

Sheila Reinehr (PUCPR)

Tayana Conte (UFAM)

Proceedings Chair

Marcelo Schots (UERJ)

Comitê de Programa

<a definir>

 

 

 

Realização Promoção Patrocínio - Diamante Plus
Proceedings ACM 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados ao XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

Desenvolvido por Luan Melo e Cristiane Fabrício.