previous arrow
next arrow
Slider

CHAMADA DE TRABALHOS – CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM QUALIDADE DE SOFTWARE

SBQS 2020: XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software   

01 a 04 de dezembro de 2020 - ONLINE 

http://www.sbc.org.br/sbqs

 

SBQS

O Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS) é o principal fórum brasileiro dedicado à Qualidade de Software. A qualidade de software se manifesta em duas vertentes complementares e dependentes: Qualidade de Processo e Qualidade de Produto. Com a grande dependência da sociedade atual de software e serviços agregados, a pesquisa em qualidade de software e sua aplicação em produtos e serviços é tanto uma necessidade quanto um diferencial para prover valor às organizações e a seus negócios.

Desde a sua concepção, o SBQS tem primado pela troca de experiências entre a academia e a indústria, onde pesquisadores, educadores e a comunidade de prática de Qualidade de Software e Engenharia de Software se encontram para apresentar e discutir ideias, experiências e descobertas visando à inovação com potencial para influenciar positivamente a indústria de software.

 

Objetivo

O Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2020) visa divulgar e premiar as melhores Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado na área de Qualidade de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil, no ano de 2019. Serão premiadas as Teses e Dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica de Qualidade de Software.

 

Premiação

Serão premiados até seis trabalhos correspondentes às três melhores Teses de Doutorado e às três melhores Dissertações de Mestrado. Esses trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados pelo aluno ou seu orientador no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2020). Cabe destacar que, desde 2008, a melhor Dissertação de Mestrado recebe o prêmio denominado “Prof. Arnaldo Dias Belchior” em homenagem ao referido pesquisador falecido prematuramente. Neste ano de 2020, a melhor Tese de Doutorado receberá o prêmio denominado “Prof. Ricardo de Almeida Falbo”, uma homenagem especial do SBQS ao ilustre pesquisador e grande contribuidor da comunidade brasileira de Qualidade de Software, que faleceu no último mês de Julho/2020.

 

Público Alvo

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres na área de Qualidade de Software que defenderam suas Teses ou Dissertações no Brasil no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2019. 

 

Publicação

Os trabalhos premiados no CTDQS serão publicados nos Anais estendidos do SBQS 2020, na Plataforma SBC Open Lib. Os interessados devem enviar um artigo com até 10 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos), em português ou inglês, escrito de acordo com o Modelo para Publicação de Artigos da SBC (http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/ 169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros), coluna simples, com resumo em Português e abstract em Inglês. O artigo deve descrever os objetivos da pesquisa, seu desenvolvimento, método de pesquisa, os resultados e contribuições do trabalho..

A publicação nos Anais estendidos do SBQS 2020 exige que o artigo seja original. Se o trabalho já tiver sido publicado em outro veículo (revista ou conferência, incluindo o próprio SBQS), um texto de uma página, contendo o resumo e o abstract do artigo, será publicado. O resumo deverá ser preparado pelos autores e deverá conter uma referência para a versão completa do artigo no veículo em que foi previamente publicado.

 

Submissão dos trabalhos:

Os candidatos deverão submeter os trabalhos eletronicamente, pelo sistema JEMS, em endereço a definir (SBQS 2020 - CTDQS) e, em seguida, escolher a trilha que for correspondente ao trabalho (Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado). Os seguintes documentos deverão ser submetidos, em conjunto:

  • Um arquivo com o texto integral da Tese ou Dissertação, em pdf;
  • Um artigo apresentando a Tese ou Dissertação com no máximo 10 páginas;
  • Um atestado de conclusão e aprovação da defesa da Tese ou Dissertação, emitida pela Coordenação do Curso, onde conste o nome do programa de pós-graduação, o telefone do coordenador do programa, a data da defesa, os nomes do(s) orientador(es) e dos membros da banca, com e-mail, o nome do candidato e o título da Tese/Dissertação;
  • Uma carta do orientador onde destaque os aspectos pelos quais acredita que o candidato merece o prêmio.

 

Seleção

Somente serão aceitos trabalhos sobre o tema Qualidade de Software que ampliem ou aprofundem o conhecimento nesta área. Não serão aceitos trabalhos que apenas utilizem ou façam menção à Qualidade. A seleção será baseada na avaliação da Tese ou Dissertação completa. As Teses e Dissertações submetidas ao CTDQS 2020 passarão por um processo de avaliação por um comitê composto por profissionais de Instituições de Ensino e Pesquisa com reconhecida atuação na área de Qualidade de Software. Membros do comitê de programa que orientaram candidatos concorrendo em uma categoria (Mestrado ou Doutorado) avaliarão apenas trabalhos da outra categoria. 

 

Datas importantes 

  • 24/08/2020 (23:55h horário de Brasília): data limite para submissão do trabalho via JEMS, incluindo todos os documentos mencionados acima.
  • 26/10/2020: divulgação dos finalistas.
  • 01/12/2020 a 04/12/2020: realização do SBQS 2020 em São Luís, Maranhão, e premiação do Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software 2020.

 

 

Coordenação do CTDQS

Márcio Barros (DIA/UNIRIO) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Káthia Marçal de Oliveira (LAMIH/UPHF- CNRS UMR 8201) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Comitê Diretivo do SBQS

Adriano Bessa Albuquerque (UNIFOR)

Ana Regina Cavalcanti da Rocha (COPPE/UFRJ)

Gleison Santos (UNIRIO)

Ivan Machado (UFBA)

Marcello Thiry (UNIVALI)

Monalessa Perini Barcellos (UFES)

Sheila Reinehr (PUCPR)

Tayana Conte (UFAM)

 

Proceedings Chair

Marcelo Schots (UERJ)

 

Comitê de Programa

A definir

Realização Promoção Patrocínio - Diamante Plus
Proceedings ACM 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados ao XIX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

Desenvolvido por Luan Melo e Cristiane Fabrício.