images/salvador_01.png
images/salvador_02_.png
images/salvador_03.png
images/salvador_04_2.png
images/salvador_05_2.png
images/salvador_06_2.png
images/salvador_07_2.png
images/salvador_8_3.png
previous arrow
next arrow

Instruções para Preparação e Submissão de Artigos

 

Todos os artigos submetidos às trilhas do SBQS e dos eventos em paralelo devem estar no formato PDF e devem seguir os templates especificados. O formato a ser seguido depende do evento paralelo:

  • Os artigos submetidos às trilhas Trabalhos Técnicos, Relatos de Experiência e Educação em Qualidade de Software e aos eventos CTDQS e CTICQS devem seguir o formato em duas colunas da ACM para conferências (sigconf).
  • Os artigos submetidos ao WTDQS devem seguir o formato de artigos da SBC.

Os artigos submetidos ao SBQS podem ou não identificar o nome dos autores de acordo com a política de anonimização de cada trilha, conforme a seguir. 

  • Os artigos submetidos à trilha Trabalhos Técnicos, Relatos de Experiência e Educação em Qualidade de Software não devem identificar os autores, devendo estar adequados a uma revisão com anonimização dupla ("double-anonymous review process"), na qual autores e revisores permanecem anônimos. 
  • Os artigos submetidos ao WTDQS, CTDQS e CTICQS devem identificar os autores, ou seja, devem estar adequados a uma revisão com anonimização simples.

Instruções para anonimização podem ser vistas na seção correspondente abaixo.

Os artigos devem ser escritos em português ou inglês. Submissões em inglês são fortemente encorajadas. Os anais do simpósio serão indexados on-line. A coordenação do evento está em processo de negociação para publicar os Anais do SBQS na ACM DL. Os Anais do SBQS também serão indexados na Plataforma SBC Open Lib (SOL). Os trabalhos selecionados no WTDQS serão publicados apenas nos Anais Estendidos do SBQS 2024, na Plataforma SBC Open Lib (SOL). 

As submissões devem ser feitas eletronicamente por meio do sistema JEMS, incluindo os documentos adicionais, quando requeridos.

Artigos submetidos às trilhas Trabalhos Técnicos, Relatos de Experiência e Educação em Qualidade de Software não devem ter sido simultaneamente submetidos a outro fórum (evento científico ou periódico), nem já terem sido publicados anteriormente.

Submissões que não atendam as instruções presentes neste documento, o formato requerido ou estejam fora do escopo das trilhas serão rejeitadas sem revisão.

Importante: Coordenadores das trilhas e eventos em paralelo não podem submeter trabalhos para as trilhas que coordenam. Não há restrições a submissões dos membros dos Comitês de Programa

Rebuttal

O processo de revisão dos artigos das trilhas Trabalhos Técnicos, Relatos de Experiência e Educação em Qualidade  de Software inclui um período para rebuttal, no qual os autores terão acesso aos comentários dos revisores e poderão apresentar argumentos e respostas aos comentários e questionamentos apresentados pelos revisores antes da decisão final pela aceitação ou rejeição do artigo.

Os artigos que obtiverem aceitação unânime (ou seja, todos os revisores recomendam a aceitação) durante o período de revisão e discussão inicial serão aceitos, e seus autores serão notificados na data da 1ª notificação. Os autores devem garantir que todos os pontos levantados pelos revisores sejam observados na versão final.

Os autores dos demais artigos serão convidados a participar da fase de rebuttal, na qual terão acesso aos comentários dos revisores e poderão apresentar argumentos e respostas aos comentários e perguntas feitas pelos revisores antes da decisão final de aceitar ou rejeitar o artigo. Os autores desses artigos serão notificados na data da 2ª notificação.

Instruções para Artigos no Formato da ACM

Os artigos devem estar formato em duas colunas da ACM para conferências, disponível em ACM SIG Proceedings Templates. Recomenda-se fortemente o uso de LaTex (sigconf). Neste caso, os autores devem usar a classe acmart.cls fornecida no modelo com o formato da conferência habilitado no preâmbulo do documento: \documentclass[sigconf]{acmart}, além de também aplicar o estilo de bibliografias ACM-Reference-Format.bst fornecido no modelo: \bibliographystyle{ACM-Reference-Format}.

Caso os autores optem por utilizar o formato Word, devem estar atentos ao fato de que a versão de duas colunas (Interim Template) deve ser utilizada para a submissão. Entretanto, trata-se de uma versão desatualizada da ACM e, caso o artigo seja aceito, os autores terão que passar para o novo modelo de coluna simples (ACM Primary Article Template - Microsoft Word: Mac 2011, Mac 2016 e Windows) e tratar os erros de macros na importação no sistema da ACM até que a versão do artigo esteja correta e validada (o que pode requerer tratamento de erros de macros ou mudança do formato do artigo para LaTex).

Os artigos podem ser escritos em Português ou Inglês. Submissões em Inglês são fortemente encorajadas. Artigos em português devem possuir metadados, título, resumo e palavras-chave APENAS EM INGLÊS.

Os artigos, caso as trilhas ou eventos não especifiquem regras específicas, não devem ultrapassar 10 páginas, incluindo todas as figuras, tabelas, apêndices e agradecimentos. Podem ser utilizadas, no entanto, até 2 páginas adicionais para referências. Informações adicionais podem ser vistas nas páginas das trilhas específicas.

Submissões para a trilha Relatos de Experiência devem ter entre 5 e 10 páginas.

Instruções para Artigos no Formato da SBC (WTDQS):

Deve ser utilizado o formato de artigos da SBC disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros. Os artigos submetidos ao WTDQS devem ter obrigatoriamente de 6 a 8 páginas, para trabalhos de doutorado, e 4 a 6 páginas, para trabalhos de mestrado.

O artigo deve ser enviado como arquivo PDF e obedecer às seguintes instruções:

(i) Artigo apresentando de forma clara e objetiva os seguintes tópicos: contexto e motivação da pesquisa, caracterização do problema, objetivos e questões de pesquisa, fundamentação teórica, métodos de pesquisa (incluindo técnicas de coleta e análise de dados), estado atual do trabalho, trabalhos relacionados, solução proposta e protocolo de avaliação, e contribuições esperadas (científicas e tecnológicas). Os tópicos listados são imprescindíveis ao artigo, porém não precisam estar em seções isoladas, nem ser apresentados na ordem em que foram citados acima. Na primeira página, o artigo deve incluir (além das informações do formato da SBC): nome da(s) pessoa(s) orientadora(s), nível do curso (mestrado ou doutorado), datas de início e término (planejada), data da aprovação da proposta de tese/dissertação (qualificação);

(ii) Vídeo Explicativo de até 5 minutos para complementar o conteúdo do artigo. O vídeo deve ser apresentado pela pessoa autora (estudante). O vídeo deve ser entregue em um link do YouTube. Ao subir o vídeo para a conta do YouTube, a pessoa autora deve marcá-lo como não listado para ser acessível só para quem tem o link. O link do vídeo deve ser inserido ao final do resumo no artigo.

Os trabalhos podem ser submetidos em português ou inglês. Além disso, o artigo deve conter título, identificação dos autores, afiliação, abstract em inglês e resumo em português. Obrigatoriamente, tanto o resumo como o abstract não devem ultrapassar 10 linhas cada e devem estar na primeira página do artigo.

Artigos em formato diferente de PDF, que excedam a quantidade de páginas, violem as instruções de formato ou estejam fora do escopo do WTDQS serão rejeitados sem revisão.

Os artigos deverão ser submetidos eletronicamente pelo sistema JEMS até o prazo final definido.

Os trabalhos selecionados no WTDQS serão publicados nos Anais Estendidos do SBQS, na Plataforma SBC Open Lib.

Mais informações devem ser obtidas na Chamada de Trabalhos do WTDQS

Instruções para Anonimização

Conforme dito acima, algumas trilhas do SBQS adotam um processo de revisão com anonimização dupla. Nestes casos, os artigos submetidos devem omitir qualquer informação que permita a identificação de seus autores. Para isso:
  • Informações de autoria devem ser omitidas (i.e., o artigo não deve incluir nome e filiação dos autores, bem como outras informações que permitam a identificação dos autores, tais como nome da universidade, identificação de projetos ou informações sobre financiamento);
  • Referências a trabalhos anteriores dos autores devem ser apresentadas em terceira pessoa  (por exemplo, usar "no trabalho de Fulano et al.” ao invés de "em nosso trabalho") ou  anonimizando a referência na seção de referências (por exemplo, ao invés de “este trabalho evolui a proposta de Fulano et al.”, pode-se usar “este trabalho evolui nossa proposta anterior apresentada em [ref]”, e a referência [ref] pode ser incluída como "[ref] Referência omitida devido à revisão double-anonymous process" na seção de referências bibliográficas);
  • Caso o artigo inclua link para artefatos relacionados ao trabalho, devem ser citados apenas repositórios ou websites que não permitam a identificação dos autores. Para anonimizar  repositórios baseados no GitHub pode-se utilizar o serviço anonymous (https://anonymous.4open.science/).

Ressalta-se que os revisores não serão encorajados a buscar em outras fontes referências que identifiquem os autores. Buscas em bibliotecas digitais ou a artefatos existentes não comprometem o processo de revisão com anonimização dupla.

Em caso de aceitação do artigo, as informações omitidas na versão submetida devem ser incluídas na versão final.

Quando a anonimização da submissão for simples, os autores devem apresentar seus nomes e filiações no arquivo submetido. 

Em caso de dúvida sobre a preparação do trabalho seguindo as regras de submissão anônima ou não, os autores podem entrar em contato com os Coordenadores do Comitê do Programa da trilha correspondente. 

Código de Conduta para Autores e Uso de Tecnologias Assistidas por IA em Artigos submetidos ao SBQS 

Reforçamos que os autores devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC (https://sol.sbc.org.br/index.php/indice/conduta). 

Sumário

Trilha/Evento

Tipo Artigo

Formato

Anonimização

Páginas

Rebuttal

Principal

-

ACM 2 colunas (sigconf)

Dupla

Até 10 (*)

Sim

Relatos de Experiência

-

ACM 2 colunas (sigconf)

Dupla

5 a 10 (*)

Sim

Educação em Qualidade de Software

-

ACM 2 colunas (sigconf)

Dupla

Até 10 (*)

Sim

WTDQS

Mestrado

SBC

Simples

4 a 6

Não

Doutorado

SBC

Simples

6 a 8

Não

CTDQS

Trabalho Original

ACM 2 colunas (sigconf)

Simples

Até 10 (*)

Não

Resumo Extendido

ACM 2 colunas (sigconf)

Simples

Até 3

Não

CTICQS

Trabalho Original

ACM 2 colunas (sigconf)

Simples

Até 10 (*)

Não

Resumo Extendido

ACM 2 colunas (sigconf)

Simples

Até 3

Não

(*) Até duas páginas adicionais podem ser utilizadas para referências.

 

Organização

 

Promoção

 

Apoiadores