Imprimir

XVIII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS)

 

O XVIII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS), inserido no XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2019), é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Qualidade de Software em desenvolvimento no Brasil.

O objetivo deste evento é propiciar um ambiente construtivo para discussões, dando oportunidade aos alunos de obter feedback sobre os seus trabalhos e um posicionamento em relação à pesquisa em Qualidade de Software. Além disso, pretende-se estimular a integração e a cooperação de pesquisadores da área e oferecer maior visibilidade às pesquisas em andamento para a comunidade acadêmica e industrial.

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados por três membros do Comitê de Programa e, caso selecionados, terão a oportunidade de ser apresentados pelo aluno durante o WTDQS. Preza-se pela escolha de trabalhos que estejam no momento mais adequado para receber este feedback, ou seja, não estejam em um estado muito inicial e nem em um estágio muito avançado. Neste momento, serão promovidas discussões com pesquisadores da área de Qualidade de Software, especialmente convidados, bem como com a comunidade presente. A presença do orientador durante a apresentação, apesar de não obrigatória, é recomendada.

 DATAS IMPORTANTES

 TÓPICOS DE INTERESSE

Os temas de interesse do WTDQS 2019 incluem os seguintes tópicos relacionados com Qualidade de Software, sem, no entanto, se limitar a eles:

 SUBMISSÃO DE ARTIGOS

A submissão ao XVIII WTDQS deve ser feita por meio de um artigo e uma ficha de pesquisa caracterizando o trabalho de mestrado ou doutorado. Prioridade será dada nos seguintes casos:

Não devem ser submetidos trabalhos de mestrado ou doutorado concluídos ou em fase de conclusão, ou seja, cuja defesa esteja prevista para ocorrer próxima (antes ou depois) à data do WTDQS, uma vez que nesse estágio pouco se pode contribuir com o trabalho.

Os trabalhos podem ser submetidos em português ou inglês. Todos os trabalhos devem ser enviados em 2 arquivos no formato PDF (exclusivamente):

  1. Ficha de pesquisa contendo uma descrição sucinta dos principais aspectos do trabalho. Deve ser utilizado o template da Ficha de Pesquisa do WTDQS, disponível nesse link.
  2. Artigo apresentando de forma clara e objetiva os seguintes tópicos: contexto da pesquisa, caracterização do problema, fundamentação teórica, método de pesquisa, estado atual do trabalho, trabalhos relacionados e resultados esperados. Deve ser utilizado o formato de artigos da SBC disponível em http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros.

Os tópicos listados em ii) são imprescindíveis no artigo, porém não precisam estar em seções isoladas, nem ser apresentados na ordem em que foram citados acima. Além disso, o artigo deve conter título, identificação do autor, afiliação, abstract em inglês e resumo em português.

O artigo deve respeitar o formato de artigos SBC (template SBC) e o limite de 6 páginas para trabalhos de mestrado e de 8 páginas para trabalhos de doutorado. 

Trabalhos em formato diferente de PDF, que excedam a quantidade de páginas ou que violem as instruções de formato não serão considerados. O trabalho deve ser apresentado pelo aluno de pós-graduação presencialmente no WTDQS.

Os artigos deverão ser submetidos eletronicamente, pelo sistema JEMS, no seguinte endereço: https://submissoes.sbc.org.br/sbqs2019_wtdqs

Para os trabalhos aceitos, poderá ser solicitado o arquivo .doc ou .docx da versão final do artigo.

COORDENAÇÃO

Sheila Reinehr (PUCPR)  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rodrigo Spinola (UNIFACS) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

COMITÊ DE PROGRAMA (em formação)