Terceira Ponte
Ilha do Frade
Palácio Anchieta
Moqueca Capixaba
Pedra da Cebola
Terceira Ponte
previous arrow
next arrow
Slider

Painel SBQS 20 Anos

Quinta-feira (11/11) 15:30 às 17:00

 

Este painel celebra o aniversário do SBQS, reunindo um conjunto de pontos de vista sobre o passado, presente e futuro da pesquisa brasileira em Qualidade de Software. Acreditamos que este evento será um marco para os próximos trabalhos nessa área no Brasil. Em particular, espera-se que o painel sirva de referência para pesquisadores, profissionais e educadores entenderem as mais recentes inovações, tendências, experiências e preocupações que envolvem a pesquisa brasileira em Qualidade de Software.

 

 

José Carlos Maldonado

LOGGI/ICMC-USP

Atua na Loggi Tecnologia como Coordenador da Relação com a Academia. Professor Titular em Engenharia de Software e Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP, 2010-2014). Professor Sênior no ICMC-USP (a partir de março de 2016) e Professor Emérito do ICMC-USP (desde março de 2020). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1983) e doutorado em Engenharia Elétrica - Computação e Automação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1991).Tem interesse em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, educação em engenharia de software, engenharia de software experimental, sistemas embarcados críticos, e ambientes e métodos de ensino. Já publicou mais de 70 artigos em periódicos e mais de  duas centena de artigos completos arbitrados, além de 03 livros e mais de uma dezena de capítulos de livros. Coordenou e participou de dezenas de projetos de pesquisa financiados por agências de pesquisa. Coordenou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), financiado pelo CNPq/CAPES/Fapesp.Título de Livre-Docente da USP (1996). Vice-Diretor do ICMC-USP (2007-2010). Presidente da Sociedade Brasileira de Computação SBC (2007-2009; 2009-2011); foi Diretor de Educação da SBC (97-99), Membro do Conselho da SBC (1999-2003; 2011-2015; 2017-2021), Vice-Presidente da SBC (2003-2005; 2005-2007). Presidente da SBC 2007-2011. Membro do CA-CC/CNPq (2006-2009; 2015-2018); adjunto da Área de Computação da CAPES (2004-2007; 2007-2010, 2018-2022). Membro da Coordenação de Área da FAPESP (2006-2013). Recebeu vários prêmios e homenagens, destacando-se: Prêmio de Mérito Científico 2017 da SBC - Sociedade Brasileira de Computação, Comenda do Mérito Científico 2008 e Prêmio Jabuti 2008 de Ciências Exatas, Ciências e Tecnologia (terceiro lugar).

http://www.labes.icmc.usp.br/teacher-single.php?id_prof=5

 

 

 

 

Káthia Marçal de Oliveira

Université Polytechnique Hauts-de-France

Professora titular e responsável de Relações Internacionais com a América Latina da Universidade Polytechinique Hauts-de-France (França) onde trabalha desde 2009, Ela possui doutorado (1999) e Mestrado (1995) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1993). Profa. Káthia M. Oliveira tem experiência nas áreas de engenharia de software, qualidade de software e avaliação da Interação Humano-Computador.

https://www.researchgate.net/profile/Kathia-Oliveira

 

 

 

 

 

 

Tayana Uchoa Conte

UFAM

Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, onde atua em cursos de graduação e pós-graduação. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação e do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação. Foi presidente do Comitê Gestor da Comissão Especial de Engenharia de Software. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e IHC, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Aplicações Web, Avaliação de Usabilidade, Engenharia de Software Experimental, Usabilidade de Aplicações Web e Qualidade de 

https://twitter.com/tayanaconte

 

 

 

 

 

Gleison Santos

UNIRIO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Concluiu o doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (linha de Engenharia de Software) em 2008. Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoria de processos de software e de serviços de TI, ambientes de desenvolvimento de software, qualidade de software, gerência de conhecimento e controle estatístico de processos. Tem experiência em implantação de processos de software com ênfase na adoção de modelos de maturidade, como MPS.BR e CMMI. É implementador e avaliador líder experiente pelo MPS.BR. É membro da ETM (Equipe Técnica do Modelo) do programa MPS.BR. Atua no Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO (PPGI/UNIRIO), estando habilitado a orientar alunos de mestrado e doutorado.

https://ppgi.uniriotec.br/professores-do-ppgi/gleison-santos/

 

 

 

 

Coordenadores:

Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ)

Ivan Machado (UFBA)

 

Organização               Realização Patrocínio 

 

 

Diamante Plus

 

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados ao XX Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.