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Painel da Indústria - SBQS 2021

Quarta-feira (10/11) 13:30 às 15:00

 

O novo profissional de software e sua atuação nas organizações: características, desafios e perspectivas 

A forma como software é desenvolvido mudou bastante nos últimos tempos. Abordagens que valorizam agilidade, adaptação a mudanças, continuidade, foco no cliente, evolução e integração têm se tornado cada vez mais comuns e vêm substituindo abordagens baseadas em etapas sequenciais e menos flexíveis. Junto com as mudanças em como o software é desenvolvido, tem havido mudanças em como as equipes trabalham, se organizam e interagem entre si. Hoje, desenvolver software requer profissionais com perfil multidisciplinar, que atuem visando à entrega de valor ao cliente e se adaptem rapidamente a clientes que buscam receber soluções melhores em menor tempo. Características como inteligência emocional, auto-organização e criatividade têm sido cada dia mais reconhecidas como indispensáveis em uma equipe para produzir software com sucesso.

Neste painel serão discutidos aspectos relacionados ao perfil do profissional de software atual, abordando-se desde as principais características desses profissionais até os desafios enfrentados pelas organizações para selecionar e manter profissionais qualificados e comprometidos, particularmente em um momento em que a busca por esse tipo de profissional está em alta e as barreiras de espaço e tempo foram reduzidas. As empresas participantes deste painel compartilharão suas experiências relacionadas à seleção de pessoas, formação e gestão de equipes, entre outros, destacando-se o que mudou devido à pandemia de COVID-19.

 

 

Moderadora: Sheila Reinehr (PUCPR) 

 

EBANX

https://www.ebanx.com/br/

O EBANX transforma o mercado de pagamentos online e remove as barreiras de crescimento de grandes empresas, fornecendo uma solução completa em pagamentos de nível global no Brasil e em mais 14 países da América Latina, de forma simples e segura, com altas taxas de conversão.

Representante: Wilson Bissi - Diretor de Engenharia de Software

Desenvolvedor de Software desde 2005, tendo passado por empresas de Consultoria e Telecomunicação. Possui graduação em Processamento de Dados (2007), Especialização em Desenvolvimento de Software (2009) e Gestão Estratégica em TI (2013), Mestrado em Computação Aplicada pela UTFPR (2016). Atualmente é Diretor de Engenharia de Software no EBANX e mentor na Honey Island Capital.

 

 

 

 


Loggi

https://www.loggi.com

A Loggi, criada em 2013, é uma das empresas unicórnios no Brasil, com soluções inovadoras e relevantes no setor de logística, com forte base em tecnologias digitais. A Loggi tem se posicionado, de maneira inédita, para revolucionar o setor logístico no Brasil facilitando o crescimento de um novo comércio, com economia, agilidade e confiabilidade. Por meio de tecnologia, a Loggi criou uma malha logística que atende desde entregas locais, com entregas imediatas, até entregas em território nacional. A Loggi mantém sua sede em São Paulo e conta com um escritório de tecnologia em Portugal, além de centros de distribuição e agências próprias espalhados pelo Brasil. Atualmente, tem mais de 3000 funcionários, atendendo mais de 3000 municípios em todas as regiões do país e realizando mais de 300 mil entregas diárias. Até 2021, o objetivo é conectar todos os brasileiros, cobrindo 100% dos municípios.  A cadeia logística é permeada de grandes desafios científicos e tecnológicos com amplas possibilidades de evolução profissional e de estabelecimento de soluções inovadoras.  A Loggi entende ser relevante a constituição de um ecossistema de pesquisa, desenvolvimento, inovação e de formação de recursos humanos na cadeia logística, na perspectiva de se estabelecer soluções com impacto social e econômico. A integração academia indústria é essencial para a sustentabilidade do sistema de CT&I no País.  Oportunidades para contratação na Loggi, incluindo o Programa Trainee,  hoje têm foco em grupos minorizados, visando a contribuir para a criação de um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo.

 

Representante: Nathaly Infantini Spano - Cientista de Dados Sênior

Doutora em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista IFT-UNESP, começou a trabalhar como cientista de dados em 2019. Na indústria já atuou na elaboração de análises exploratórias e no desenvolvimento, deploy e monitoramento de modelos de machine learning para detecção de fraudes, anomalias, segmentação de clientes, collection score. Atualmente, é cientista de dados sênior na Loggi.

 

 

 

 

 


Prime Control

https://www.primecontrol.com.br

A qualidade define os resultados. É com essa premissa fundamental que a Prime Control cresce. O desempenho e os resultados que as empresas alcançam em um mundo cada vez mais digital são proporcionais à qualidade dos seus aplicativos, websites, integrações e todo o conjunto de soluções tecnológicas. Portanto, a Prime Control se dedica a elevar e proteger o sucesso dos projetos de tecnologia, por meio de automações, continuous testing, quality assurance, DevSecOps e implantação de métodos ágeis.

A Prime Control foi reconhecida pela Deloitte como uma das PMEs que mais cresceram em 2018 e 2019. Em 2020, foi reconhecida como líder e “rising star” no relatório ISG Provider Lens™️. Em seu portfólio há grandes contas como Grupo Boticário, Vivo, Unimed, PagBank, C&A, BRF, entre outras. Com sede em Curitiba e escritório em São Paulo, a Prime Control possui mais de 200 profissionais especializados em qualidade de software, automação e agilidade.

Representante: Everton Arantes - CEO e fundador da Prime Control

Fundador e CEO da Prime Control, uma das maiores empresas de testes e qualidade de software do Brasil, reconhecida pela Deloitte como a PME que mais cresceu em 2018. Participa ativamente de projetos de automação de testes e implantação de modelos ágeis e DevOps. Na Prime Control, atende à grandes contas como Grupo Boticário, Vivo, Magazine Luiza, BRF, entre outras. É uma referência nacional tanto em assuntos técnicos e estratégicos de tecnologia, bem como de empreendedorismo.

 

 

 

 


Stefanini

https://stefanini.com/pt-br

Presente em 41 países com mais de 25.000 funcionários, é a quinta multinacional brasileira mais internacionalizada e está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo. As equipes especializadas da Stefanini trabalham para encontrar as soluções ideais para desafios comerciais e impulsionar a inovação necessária para garantir que as empresas prosperem na era digital.  Com abrangente análise de negócios e ampla visão de mercado, cria soluções personalizadas que proporcionam transformações digitais, garantem resultados rápidos e geram impacto duradouro. Investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais, sendo reconhecida com várias premiações. Tem ofertas alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas, automatização, tecnologia cognitiva e User Experience (UX). Suas soluções vão desde consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing. Trabalha com mais de 500 clientes em serviços financeiros, manufatura, telecomunicações, serviços químicos, tecnologias e, também, no setor público. 

Representante: Rodrigo Pádua - VP de Gente e Cultura

Vice-presidente de Gente e Cultura da Stefanini desde abril de 2019, sendo responsável global por todos os processos de RH (Brasil, Latam, USA e Europa), com atuação também em transformação digital e cultural, employer branding e atração de talentos, aprendizagem e performance. Conta com uma jornada de aprendizados em planejamento estratégico, turnaround e implementação de propósito e valores (Cultura); preparação de companhias para abertura de capital (IPO Bovespa, NYSE); gestão de todos os processos de Gente (recrutamento, treinamento, desenvolvimento, avaliação, liderança, engajamento, remuneração e comunicação); liderança no Comitê de Pessoas e Remuneração (Conselho de Administração); membro do Conselho de Sustentabilidade; implementação de startups para a melhoria dos processos de RH (Gupy, Workplace, ClubeBen). Trabalhou anteriormente em empresas como Grupo JSL SA, BRF, Gafisa, Danone e Ambev. É formado em Administração, com MBA em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Negócios pelo Ibmec.

 

 

Organização               Realização Patrocínio 

 

 

Diamante Plus

 

 

 

 

 

 

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