previous arrow
next arrow
Slider

Minicurso 1 - Mineração Interativa de Repositórios Visando a Melhoria Contínua de Processos

Segunda-feira, dia 28/10/2019, das 09:00h - 15:45h

Descrição:

O mini-curso tem o objetivo de apresentar mineração interativa de repositórios com o objetivo de melhoria continua de processos. O mini-curso abordará 4 tópicos: interatividade, coleta de dados, análise e visualização. Para interatividade, será apresentada a ferramenta Jupyter Notebook, indicando como ela pode ser usada para tarefas exploratórias e para a construção de dashboards. Para a coleta de dados, será usada a API do GitHub para obter issues de um repositório e a biblioteca PyGit2 para navegar no histórico. Para análise dos dados, será usada a biblioteca pandas. Por fim, para a visualização dos dados, será usada a biblioteca Matplotlib. O mini-curso será guiado por tarefas tais como observar a densidade de defeitos do projeto com o passar do tempo, descobrir quem são os desenvolvedores que mais contibuíram com o projeto no decorrer do tempo, medir a cobertura de testes ao longo do tempo, etc.

Instrutor:

João Felipe Pimentel é doutorando em Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduou-se em Ciência da Computação na UFF (2014), tendo obtido láurea acadêmica. Fez intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras (capes) na Washington University in St. Louis (8/2012 - 5/2013). Foi aluno de iniciação científica (cnpq), atuando em refatoração automática de código-fonte. Participou do programa de Doutorado Sanduíche PDSE na New York University (4/2017 - 8/2017). Atualmente, trabalha com coleta e análise de proveniência de scripts e notebooks interativos.

 

 

 

  

Minicurso 2 - Devops: Princípios e Práticas

Terça-feira, 29/10/2019, das 09:00h - 15:45h

Descrição:

Por volta de 2009, DevOps surge em um contexto onde equipes de desenvolvimento conseguem alavancar sua produtividade em reposta à frequentes demandas de mercado e alta qualidade exigida. Entretanto, a separação organizacional entre setores de desenvolvimento e operações (administração de sistemas) nas empresas provoca uma ruptura na produtividade, em função de instabilidades provocadas em ambientes de produção pelas frequentes mudanças. Nesse contexto, o movimento DevOps, baseado em princípios ágeis e na colaboração entre setores de desenvolvimento e operação de software, ganha força com inúmeros benefícios pretendidos abrangendo aspectos técnicos e sociais. Este minicurso introduz os conceitos, princípios, práticas e ferramentas associadas ao conceito de DevOps.

Instrutor:

Breno Bernard Nicolau de França é professor do Instituto de Computação (UNICAMP) e coordenador do laboratório de pesquisa LASER (Laboratory for Software Engineering and Reliability), focando em temas de pesquisa como Engenharia de Software Experimental, Arquitetura de Software e Desenvolvimento Lean e Ágil, e Simulação Computacional. Breno concluiu seu doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, onde també concluiu um estágio de pós-doutorado. Possui o título de mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao longo dos anos, Breno estabeleceu colaboração com organizações públicas e privadas no contexto de Pesquisa e Desenvolvimento para aquisição, avaliação e transferência de tecnologia baseada em métodos experimentais, melhoria de processos de desenvolvimento, e capacitação e treinamento em Engenharia de Software.

 

 

Minicurso 3 - Measuring the Quality of Interactive Systems

Quarta-feira, dia 30/10/2019, das 09:00h - 15:45h

Descrição:

Web systems, Ubiquitous computing, Internet of Things (IoT), Smart Cities and son on brought a bid diversity of interactive systems supporting several of our daily activities. To ensure the improvement and adoption of these applications, it is essential to assess their quality. During several decades we have been evaluating interactive applications with the use of questionnaires. Several standards questionnaires have been proposed. In order to be precise about which quality characteristic we are interested to improve or to assure in the application, measurements must be applied. This course aims at presenting step by step how to define measures (known also as metrics) for interactive systems and procedures to collect, apply and validate them. From the basic definitions and methods about measurement, we show procedures and document materials that we have applied for more than fifteen years in the measurement definition of different types of interactive systems.

Instrutor:

Kathia de Oliveira Marçal é Professora titular e responsável de Relações Internacionais com a América Latina da Universidade Polytechinique Hauts-de-France (França) onde trabalha desde 2009, Ela possui doutorado (1999) e Mestrado (1995) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1993). Profa. Káthia M. Oliveira tem experiência nas áreas de engenharia de software, qualidade de software e avaliação da Interação Humano-Computador.

 

 

Minicurso 4 - Utilizando Análises Qualitativas na Pesquisa e Prática em Qualidade de Software

Quinta-feira, dia 31/10/2019, das 09:00h - 12:00h

Descrição:

Diversas fontes são utilizadas para coletar dados em pesquisas e aspectos da prática em qualidade de software. Esses dados são analisados de maneira quantitativa ou qualitativa. A análise quantitativa fornece importantes indicativos e evidências para avaliar resultados dessas pesquisas e de práticas de qualidade de software. Dados qualitativos podem auxiliar os pesquisadores e profissionais a entender, mais profundamente, um determinado fenômeno ou problema que não pode ser expresso quantitativamente, fornecendo uma análise mais rica de informações e projeções para melhoria nas organizações de software. A aplicação de análises qualitativas dentro de organizações de software oportuniza um entendimento mais detalhado da perspectiva dos colaboradores e pode auxiliar na identificação de melhorias produto e nos processos de software. Este minicurso aborda como se pode aplicar análise qualitativa em qualidade de software. Para isso, métodos de pesquisa qualitativa são apresentados e discutidos com o foco de aplicação tanto em pesquisa quanto na prática. Além disso, são discutidos casos de análise qualitativa em pesquisas e práticas, mostrando passo a passo e como viabilizar este tipo de análise dentro das organizações de software focando em melhoria de processos e produtos. Ao final deste minicurso, espera-se que os participantes saibam planejar e executar análises qualitativas em pesquisas e dentro de organizações de software, extraindo todo o potencial deste método como vetor para melhoria da qualidade de software.

Instrutor:

Davi Viana Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor e Mestre em Informática pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Graduado em Ciência da Computação pela UFAM. Possui curso técnico em informática pela Fundação Nokia de Ensino. Além disso, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMA e Diretor da Divisão de Difusão do Empreendedorismo/DEMI da UFMA. É editor da REIC: Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação – Tópico: Sistemas de Informação. É avaliador de instituições superiores em Computação e Informática pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2018. É Secretário Regional Adjunto da SBC pelo regional do Maranhão. Já ministrou minicursos e tutoriais em diversos eventos, destacando-se: WebMedia 2016, SBQS 2016, IHC 2016, ERSI-GO 2018 e CBIE 2018. Tem interesse nas áreas de: Qualidade de Software; Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organização; Sistemas de Informação; Engenharia de Software para contextos emergentes, como startups e cidades inteligentes; e Engenharia de Software Experimental.

 

Realização Promoção Patrocínio Apoio

 

 

 

 

 

 

Realização

Todos os direitos reservados ao XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

Desenvolvido por Luan Melo e Cristiane Fabrício.