previous arrow
next arrow
Slider

KEYNOTE SPEAKERS - SBQS 2019

 

 

GUSTAVO DA SILVA VIEIRA

Coordenador da Subdivisão de Gestão de Serviços Terceirizados de Desenvolvimento e Sustentação do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central do Brasil. Atua há mais de 10 anos na área de Gestão Pública, sendo os últimos 3 anos focados na gestão de serviços de desenvolvimento de sistemas utilizando métodos ágeis. Exerceu também o cargo de Analista de TI no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e no Ministério da Fazenda, atuando também com contratações e governança de TIC. Atuou também como instrutor em cursos de Planejamento e Gestão de Contratações Públicas de TIC.

 

Profissional Ideal do Banco Central - Contratação de serviços de desenvolvimento de sistemas na metodologia ágil

Há pouco mais de dois anos, o Banco Central do Brasil realizou uma inovadora contratação para fornecimento de serviços técnicos de desenvolvimento e sustentação de sistemas, alinhada com o processo de desenvolvimento ágil da instituição e que trazia uma nova forma de remuneração para a contratada – o “PI-BC – Profissional Ideal do Banco Central”. Essa palestra tem como objetivo apresentar o modelo que foi concebido, com seus fundamentos e abordagens para cada aspecto da contratação, bem como compartilhar as lições aprendidas após esse período de execução dos serviços, trazendo uma visão de futuro do Departamento de Tecnologia da Informação para as próximas contratações.

 


KATHIA MARÇAL DE OLIVEIRA

Professora titular e responsável de Relações Internacionais com a América Latina da Universidade Polytechinique Hauts-de-France (França) onde trabalha desde 2009, Ela possui doutorado (1999) e Mestrado (1995) em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Bacharel em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1993). Profa. Káthia M. Oliveira tem experiência nas áreas de engenharia de software, qualidade de software e avaliação da Interação Humano-Computador.

 

What about the quality of IoT systems?

Smart cities, smart homes, smart cars, smart appliances, and so on; the paradigm of the Internet of Things (IoT) has appeared recently, but it starts to be widely used to address the development of different applications to attend daily activities. Software systems using such paradigm present several challenges for their conception, development and evaluation. How to assure the quality of these systems? What to consider in their development process? How to measure them? What new quality characteristics should be addressed? These and other open questions have stirred academia and industry and are rich source for several years of research. In this presentation, we discuss some of these issues considering the perspective of software quality.


GABRIEL FALCONIERI

Engenheiro e Mestre em Engenharia de Computação com foco em Engenharia de Software e Metodologias de Gerenciamento de Projetos. Possui 16 anos de experiência no ramo de Desenvolvimento de Sistemas Industriais para os mais diversos ramos da Indústria e mais de 11 anos de experiência em Projetos de Engenharia e TI (operação, coordenação e gerenciamento) para siderúrgicas, petroquímicas, e empresas do setor de energia. Atualmente é o Head do Portfólio de Soluções Feitas sob Medida na Chemtech - uma unidade de Digital Solutions da Siemens do Brasil, e Gerente do Grupo de Melhorias de Processos de Desenvolvimento de Sistemas. Possui certificações na área de Gerência de Projetos (PMP e PM@SIEMENS), e Scrum (CSM e CSP-SM).

 

A Implantação do CMMi Dev em unidade de desenvolvimento de sistemas industriais da Siemens Brasil: Um caso de sucesso

Apresentação do processo de certificação de uma unidade da Siemens, focando nos desafios e dificuldades enfrentados, projetos auditados, resultados obtidos, e como os novos processos compatíveis com o CMMi a tornou mais competitiva no mercado e mais assertiva nas entregas.

Realização Promoção Patrocínio Apoio

 

 

 

 

 

 

Realização

Todos os direitos reservados ao XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

Desenvolvido por Luan Melo e Cristiane Fabrício.