previous arrow
next arrow
Slider

Comissão Organizadora do evento

Nome: ADRIANO BESSA ALBUQUERQUE

Titulação: Doutor      

IES/Entidade: Unifor

Currículo: Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de software, avaliação e melhoria de processos de software, métricas, normas iso e modelos de maturidade de software. Atua como implementador e avaliador oficial dos modelos de maturidade de software: CMMI e MPS.BR


Nome: ANA LUIZA BESSA DE PAULA BARROS

Titulação: Doutora

IES/Entidade: UECE

Currículo: Possui bacharelado em Informática pela Universidade de Fortaleza (1993), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (2013). É professora da Universidade Estadual do Ceará, exercendo atualmente a função de coordenadora do Curso de Ciência da Computação. Trabalhou em diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento baseado em políticas, qualidade de serviço, gerência de redes e desenvolvimento de sistemas. Atualmente, trabalha na área de Engenharia de Software/Qualidade de Software e Gestão da Inovação, mais especificamente em empresas de TIC. É também tutora da Empresa Júnior do Curso de Ciência da Computação da UECE - Acens.


Nome: SHEILA DOS SANTOS REINEHR

Titulação: Doutora

IES/Entidade: PUC-PR

Currículo: Possui Doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (2008), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1986). Atualmente é professora titular da PUCPR e pesquisadora do PPGIa/PUCPR na qual é líder do grupo de pesquisa em Engenharia de Software. Bolsista Produtividade do CNPQ PQ2. É consultora em melhoria de processos e qualidade de software e serviços. Foi Diretora de Educação Continuada na PUCPR no período 2012-2013 e Diretora de Cultura e Esporte na PUCPR no período de 2014-2018. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoria de processos de software e serviços, métodos ágeis, qualidade de software, gerência de projetos e portfólio de projetos, linhas de produto de software e educação em engenharia de software. Possui certificação PMP, ITIL e SCRUM. É implementadora, avaliadora líder e auditora MPS.BR autorizada pela SOFTEX e foi membro da Equipe Técnica do Modelo (ETM) de 2008 a 2015. Foi membro da Comissão de Gerenciamento de Ciclo de Vida de Software da ABNT, participando da elaboração de normas nacionais e internacionais, como a ISO/IEC 12207 e a ISO/IEC 15288.


Nome: ANA REGINA CAVALCANTI DA ROCHA

Titulação: Doutora

IES/Entidade: UFRJ/COPPE

Currículo: Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente de desenvolvimento de software, processo de software, gerencia do conhecimento, qualidade de software. Foi Coordenadora da Equipe Tecnica do Modelo MPS (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), responsável por sua definição e evolução, desde seu inicio até fevereiro 2012. Atualmente é sênior advisor do Modelo.


Nome: TAYANA UCHAO CONTE

Titulação: Doutora

IES/Entidade: UFAM

Currículo: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, onde atua em cursos de graduação e pós-graduação. Concluiu a orientação de 22 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado nas áreas de Engenharia de Software e IHC/ Ciência da Computação. Foi membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (períodos 2011-2013 e 2013-2015). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e IHC, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Aplicações Web, Avaliação de Usabilidade, Engenharia de Software Experimental, Usabilidade de Aplicações Web e Qualidade de Software.


Nome: MONALESSA PERINI BARCELLOS

Titulação: Pós-doutora

IES/Entidade: UFES

Currículo: Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Brasil (2009). Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.


Nome: MARCELO THIRRY

Titulação: Doutor

IES/Entidade: UNIVALI

Titulação: Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(1999) Sócio-Proprietário e consultor do Incremental Tecnologia em Informática , Brasil


Nome: GLEISON SANTOS

Titulação: Doutor

IES/Entidade: UNIRIO

Currículo: Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Concluiu o doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (linha de Engenharia de Software) em 2008. Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoria de processos de software e de serviços de TI, ambientes de desenvolvimento de software, qualidade de software, gerência de conhecimento e controle estatístico de processos. Tem experiência em implantação de processos de software com ênfase na adoção de modelos de maturidade, como MPS.BR e CMMI. É implementador e avaliador líder experiente pelo MPS.BR. É membro da ETM (Equipe Técnica do Modelo) do programa MPS.BR. Atua no Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO (PPGI/UNIRIO), estando habilitado a orientar alunos de mestrado e doutorado.


Nome: IVAN MACHADO

Titulação: Doutor

IES/Entidade: UFBA

Currículo: Professor Adjunto I da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2010) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2014). Foi Bolsista PNPD/CAPES (UFBA - 2014/15), e Bolsista do Programa de Residência em Software da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE/Motorola - 2007). Recebeu os prêmios de Melhor Dissertação de Mestrado e Melhor Tese de Doutorado em Qualidade de Software defendidos no Brasil em 2010 e 2014, respectivamente. Recebeu o IBM Ph.D. Fellowship Award em 2012. Desde 2016 atua como Chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFBA (DCC/UFBA). Desde 2016, é membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) da UFBA. Atua como membro de comitê de programa de importantes conferências e workshops da área de Engenharia de Software (SPLC, VaMoS, ACM SAC, SBES, SBCARS, SEKE etc.), e revisor de importantes periódicos, tais como ACM TOSEM, IST, JSS, SQJ, SP&E, SoSyM, JSEP, IET Software etc. Seus interesses de pesquisa incluem: linhas de produtos de software, modularidade de software, testes e qualidade de software e engenharia de software experimental

Realização Promoção Patrocínio Apoio

 

 

 

 

 

 

Realização

Todos os direitos reservados ao XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

Desenvolvido por Luan Melo e Cristiane Fabrício.