previous arrow
next arrow
Slider

Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2019)

 

Objetivo:

O Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2019) visa divulgar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de Qualidade de Software concluídas, defendidas e aprovadas no Brasil, no ano de 2018. Serão premiadas as teses e dissertações com relevante impacto para a sociedade e para as empresas, além de contribuição significativa e destacada para a área científica de Qualidade de Software.

Premiação:

Serão premiados até seis trabalhos correspondentes às três melhores teses de doutorado e às três melhores dissertações de mestrado. Esses trabalhos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados pelo aluno ou seu orientador no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS 2019). É importante destacar que, desde 2008, a melhor dissertação de mestrado recebe o prêmio denominado “Prof. Arnaldo Dias Belchior“, em homenagem ao referido pesquisador falecido prematuramente.

 

Público alvo:

Podem enviar trabalhos para este concurso, doutores e mestres na área de Qualidade de Software que defenderam suas teses ou dissertações, no Brasil, no ano de 2018, ou seja, no período de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018. 

Publicação:

Será publicado um resumo de até 20 linhas dos trabalhos selecionados. Os candidatos que desejarem ter um artigo publicado nos anais do SBQS 2019, devem submeter o artigo para a Trilha de Trabalhos Técnicos, obedecendo os prazos e as normas estabelecidas para trabalhos técnicos do SBQS 2019. A publicação ou não do artigo independe do resultado do Concurso de Teses e Dissertações. 

Submissão dos trabalhos:

Os candidatos deverão submeter os trabalhos eletronicamente, pelo sistema JEMS, no seguinte endereço: https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=3352 (SBQS 2019 – CTDQS) e, em seguida, escolher a trilha que for correspondente ao trabalho (dissertação de mestrado ou tese de doutorado). 

Os seguintes documentos deverão ser submetidos, em conjunto:

  • Um arquivo com o texto integral da tese ou dissertação, em pdf;
  • Um resumo estendido da tese ou dissertação em português ou inglês, de, no máximo, 10 páginas, incluindo figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos. O resumo estendido deve descrever claramente os objetivos da pesquisa, seu desenvolvimento, método de pesquisa e os resultados e contribuições do trabalho. Este resumo não será publicado.
  • Um resumo de até 20 linhas para publicação nos Anais do SBQS 2019.
  • Um atestado de conclusão e aprovação da defesa da tese/dissertação, emitida pela Coordenação do Curso, onde conste o nome do programa de pós-graduação, o telefone do coordenador do programa, a data da defesa, os nomes do(s) orientador(es) e dos membros da banca, com e-mail, o nome do candidato e o título da tese/dissertação.
  • Uma carta do orientador onde destaque os aspectos pelos quais acredita que o candidato merece o prêmio.  

Seleção:

Somente serão aceitos trabalhos sobre o tema Qualidade de Software, em português ou em inglês, que expandam ou aprofundem o conhecimento nesta área. Não serão aceitos trabalhos que apenas utilizem ou façam menção à Qualidade. 

A seleção será baseada na avaliação da tese/dissertação completa. As teses e dissertações submetidas ao CTDQS 2019 passarão por um processo de avaliação por um comitê composto por profissionais de Instituições de Ensino e Pesquisa com reconhecida atuação na área de Qualidade de Software. Membros do comitê de programa que foram orientadores de candidatos concorrendo em uma das categorias (metrado ou doutorado) avaliarão trabalhos somente da outra categoria. 

Datas importantes: 

  • 14/7/2019 (23:55h horário de Brasília): data limite para submissão do trabalho via JEMS, incluindo a tese ou dissertação, o resumo estendido, o resumo para publicação, o certificado de conclusão e a carta do orientador.
  • 17/9/2019: divulgação dos finalistas.
  • 28/10/2019 a 01/11/2019: realização do SBQS 2019 em Fortaleza e premiação do Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software 2019.

Coordenação do CTDQS 

Cláudia Werner (COPPE/UFRJ) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leonardo Murta (IC/UFF) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Comitê de programa 

Adenilso Simao (ICMC-USP)

Alfredo Goldman (IME-USP)

Ana Paula Bacelo (PUCRS)

Ana Regina Rocha (COPPE/UFRJ)

Andreia Malucelli (PUCPR)

Daniel Lucrédio (UFSCar)

Eduardo Almeida (UFBA)

Gleison Santos (UNIRIO)

Marcello Thiry (UNIVALI)

Regina Braga (UFJF)

Rodrigo Santos (UNIRIO)

Sheila Reinehr (PUCPR)

Simone Barbosa (PUC-Rio)

Uirá Kulesza (UFRN)

Vinicius Garcia (UFPE)

 

 

Realização Promoção Patrocínio Apoio

 

 

 

 

 

 

Realização

Todos os direitos reservados ao XVIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software.

Desenvolvido por Luan Melo e Cristiane Fabrício.